O ZERO GRID é um gerador trifásico (380v) projetado para se conectar à rede com injeção zero. Sua função é gerar energia solar, atendendo o autoconsumo imediato. Assim, eles podem ser aproveitados para garantir mais independência e economia em relação à concessionária. Vejamos, a seguir, algumas de suas aplicações:
1 – Dual ON GRID + ZERO GRID para médios e grandes projetos sem a necessidade de aumentar o contrato de demanda com a concessionária. O sistema pode ser instalado em condomínios para auxiliar o funcionamento de elevadores, por exemplo. Assim, toda a energia consumida ao longo do dia, pelos elevadores, pode ser captada do sol. Para que isso seja possível, basta apenas disponibilizar uma área para instalar os painéis;
2 – Instalações em áreas que a concessionária não permite injeção na rede, uma vez que não é necessário injetar na rede elétrica convencional;
3 – Grandes aplicações de usuários do mercado livre: os consumidores do mercado livre poderão diminuir seus contratos junto às unidades produtoras. Basta instalar geradores ZERO GRID para suprir parte de sua demanda energética sem prejudicar seus acordos, uma vez que o sistema de geração GRID ZERO é totalmente independente da rede e altamente interativo para controlar as necessidades de cargas/consumo.
4 – Abastecimento de uma central de ar-condicionado. Esse é um bom exemplo para a aplicação do ZERO GRID. Na sede da Aldo, esse sistema abastece a central de ar condicionado com o auxílio de um inversor Growatt de 60 Kwp. O conjunto inclui 180 painéis de 400 Watts TRINA MONO PERC e gera 86 % da energia proveniente do sol. Apenas 14% é fornecida pela concessionária;
Foi esse sistema que viabilizou a redução das despesas com a conta de energia, que funciona durante o dia, com auto consumo imediato. Como não há injeção de energia na rede, o consumo por KW é mais favorável, já que não existem tarifas embutidas pela concessionária. Isso é o melhor de tudo: não precisa aumentar o contrato de demanda;
5 – Aplicações diversas para o agronegócio e indústrias, sem a necessidade de projetos e mudanças nos contratos junto à concessionária de energia. Por exemplo: uma indústria que está conectada à concessionária em média tensão, precisa de um contrato de média demanda.
A norma permite que o usuário instale um gerador do tamanho do contrato com a concessionária. Então, se você tiver um gerador com 100KW de demanda, o gerador solar conectado à rede precisa comportar, no máximo, 100KW. Se precisar de uma demanda maior, é necessário rever o contrato, aumentar a capacidade do transformador e a infraestrutura como um todo. Isso requer mais gastos e torna o projeto muito caro.
Com o sistema ZERO GRID, é possível instalar um modelo convencional, de acordo com a demanda habitual do contratante, que no nosso exemplo tem 100KW. Assim, é possível instalar mais um sistema de 100KW, sem conexão com a rede, para consumo imediato. Lembrando que os outros 100KW contratados com a concessionária, estão sendo injetados na rede, gerando créditos para uso em períodos sem sol (nublado, à noite).
O sistema ZERO GRID significa uma mudança impactante no mercado, uma vez que o investimento é menor e o retorno é mais rápido. Vale lembrar, que esse sistema pode atender a qualquer tamanho de projeto.
A energia solar é um dos principais recursos que oferecem a possibilidade de manter o fornecimento elétrico contribuindo para a preservação ambiental.